sexta-feira, 22 de julho de 2011

Um presidente excêntrico:Jânio Quadros

  Após a vitória eleitoral, Jânio Quadros, apoiado pela UDN tomou pose em 1961. João Goulart foi eleito vice.Como presidente,Jânio tomou várias medidas extravagantes, procurou manter uma independência na politica externa e teve iniciativas conservadoras na economia.
  Jânio,eleito pela UDN,governava sem consultar apoio do partido.Por esses motivos não conseguia aprovar suas projetos. Jânio tomou muitas medidas consideras polêmicas como a proibição do uso de biquínis, o uso de lança-perfume nos bailes de carnaval, as brigas de galo entre outras. Procurou manter-se longe das superpotências, reatou diplomaticamente com a União Soviética e abriu relações comercias com a República popular da China. Logo no início do seu governo ouve o aumento do preço do pão e do combustível graças
  Em agosto de 1961.Jânio renunciou.Ele acreditava que isso iria causar uma manifestação popular que o reconduziria ao poder.Assim governaria sem depender do projeto.Porém o fato não ocorreu e sua renuncia nunca foi explicada.

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário